Câmara Itinerante [27/06/2023]

Como exposto neste site oficial, o Poder Legislativo de Penaforte planejava implantar o Programa Câmara Itinerante. A iniciativa tem como objetivo promover o deslocamento do Poder Legislativo para as áreas urbanas e rurais, visando à aproximação entre os cidadãos e os seus representantes.

Em Sessão Ordinária ocorrida no dia 22 de fevereiro de 2022, o Presidente da Câmara Municipal de Penaforte, Vereador Petrúcio, apresentou ao Plenário alguns projetos de resolução (de sua autoria) que buscam a melhoria dos trabalhos do Legislativo. Entre as inovações, estava o Projeto de Resolução nº 004/2022, que prevê a Câmara Itinerante a ser implementada na Câmara de Penaforte.

Apesar de não ter sido aprovada a proposição ainda, a Presidência optou por realizar a primeira Sessão Itinerante da história do Município, ocorrida neste dia 27 de junho de 2023, no Distrito Santo André. Outra proposição que entrou na última pauta (apresentado em fevereiro de 2022), porém, também pendente de aprovação, o Projeto de Resolução nº 003/2022, modifica o Regimento Interno buscando adequação para a efetivação da Ata Audiovisual, já regulamentada em Resolução própria.

Ao final da Sessão Itinerante, chegou-se à conclusão de que a iniciativa chegou ao seu fim, aproximando a comunidade dos parlamentares, que puderam ouvir o cidadão da zona rural e mostrar algumas ideias para melhorias da Administração Pública. Na mesma ocasião, o Presidente da Câmara informou a intenção de realizar outra Sessão Itinerante neste início do mês de julho.

Entre as autoridades presentes, estavam os vereadores de Brejo Santo Ranilson Tavares Neves Junior (Presidente da Câmara Municipal), João Paulo Feitosa Caitano (1º Secretário) e Francisco Bezerra de Lucena Feitosa (ex-presidente da Câmara Municipal de Brejo Santo).