Neste dia 03 de janeiro de 2025, o atual Prefeito Luis Celestino recebeu delegação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, reunião que como pauta, teve a prestação jurisdicional por tarte do TRE à população da nossa cidade. Entretanto, diante da grave situação administrativa que Penaforte se encontra, com atraso de salários de servidores efetivos e débito superior a 3 milhões de reais junto à Enel, o gestor recorreu ao Poder Legislativo, através do atual Presidente da Câmara Municipal, Sandrierio Rocha, e do ex-presidente Petrúcio Muniz (atualmente Secretário de Assistência Social), no intuito de ajudar a resolver a demanda.
Diante disso, a primeira ideia foi justamente recorrer à OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (Subsecção Cariri Oriental), por meio do Presidente Vicelmo Sales. Assim, a iniciativa inovadora do CAJUS – Centro de Apoio Jurídico e Social mais uma vez se mostrou como uma grande conquista da população de Penaforte. Com isso, a estrutura do órgão foi disponibilizada para abrigar a estrutura da Justiça Eleitoral. Representando o SINDISFORT (Sindicato dos Servidores Públicos de Penaforte), participou da reunião o Dr. Henrique Cândido.
Por fim, ficou definido que o presidente do TRE-CE analisará a estrutura do CAJUS, para ao final, confirmar a adesão ao projeto. Com isso, se somando ao Ministério Público (que por meio do Procurador Geral de Justiça já confirmou a participação do Parquet no projeto), a Justiça Eleitoral poderá ser mais uma instituição a fortalecer a cidadania através do CAJUS Ismar Gomes de Lucena.